sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Campeonato Carioca 2013

Campeonato Carioca estará repleto de veteranos na temporada 2013

Fabiano Eller, Acosta e Bóvio estarão no Cariocão
Reprodução

Fabiano Eller, Acosta e Bóvio estarão no Cariocão

Sem espaço em grandes clubes e perto da aposentadoria, alguns medalhões do futebol estão encontrando no Rio de Janeiro – principalmente no interior – um local para se manterem na mídia e seguirem na carreira, embora já não chamem mais atenção de clubes de maior investimento. Para a temporada 2013, os times do interior do Rio de Janeiro estão em busca desses medalhões, alguns, quase ex-jogadores em atividade.
Nomes que já vestiram camisas de grandes clubes brasileiros passaram a ser o sonho de consumo dos clubes de menor expressão. As contratações de destaque ficam para o zagueiro Fabiano Eller, ex-Flu, Fla, Inter e Vasco, contratado pelo Audax Rio; Acosta, ex-Corinthians e Náutico, que acertou com o Resende; e o atacante Somália e o zagueiro Luiz Alberto, ambos com passagens pelo Fluminense, voltaram para o Boavista.
Para a próxima temporada, enquanto alguns clubes apresentam dificuldades para se reforçar, outros investem seus rendimentos em medalhões que não são garantia de bons resultados. O Audax, estreante na Série A do Campeonato Carioca, apresentou o zagueiro Fabiano Eller e o meio-campo Leandro Bomfim, que já passou por Fluminense, Vasco e PSV da Holanda. Fabiano Eller garantiu que dedicação não vai faltar. “O cara não pode chegar e dizer que vai dar um título para o clube. Mas pode ter certeza que vai ter muita dedicação, como eu sempre tive, muito empenho, vontade de querer ganhar”, afirmou.
Outro que se destacou em equipes nacionais e amargava o ostracismo é o atacante uruguaio Acosta, que virou a aposta do Resende para o Estadual. O atacante de 35 anos, teve passagens marcantes pelo Náutico, Corinthians e Brasiliense. O técnico do Resende, Eduardo Allax, foi só elogios ao novo contratado. “Gostei muito da contratação. Toda competição que ele disputa, briga para ser artilheiro. Um jogador com a característica dele é fundamental”, declarou.
O Boavista repatriou os dois medalhões que haviam disputado o Carioca 2012 pelo clube: Somália e Luiz Alberto. O clube da Região dos Lagos está em negociações avançadas com o atacante Reinaldo, ex-Flamengo, São Paulo, PSG, Botafogo, Santos, Figueirense, Bahia e que estava na China.
VETERANO APORTA EM CAMPOS
Em Campos o Goytacaz foi às compras e trouxe na sacola pelo menos um medalhão. Campista, o volante Ricardo Bóvio treinou no Ary de Oliveira e Souza e será a estrela da companhia alvianil. Bóvio, de 30 anos, já teve passagens por por grandes clubes do Brasil e da Europa como: Vasco da Gama, Santos – onde foi campeão brasileiro em 2004 -, Corinthians, Ceará, Figueirense, Catania da Itália e Málaga da Espanha. “Sei que ainda posso jogar em alto rendimento e espero poder fazer um grande campeonato estadual pelo Goytacaz, um clube tão tradicional e querido da minha cidade. Estou muito feliz com essa oportunidade”, declarou Ricardo Bóvio que estava mantendo a forma no clube desde outubro de 2012.
Enquanto o Goytacaz arma sua equipe para 2013, e prepara a sua estrela para a competição, o seu rival citadino Americano ainda não apresentou suas armas para disputar pela primeira vez a Série B. O presidente César Gama, declarou recentemente que apostaria na base do grupo que disputou a Copa Rio para formar a equipe que lutará pelo título da segundona em 2013.
Veteranos pelo Brasil
As contratações de jogadores veteranos se espalha pelo interior do Rio de Janeiro e também pelo Brasil. A Friburguense deve contar para a próxima temporada com o meia Abedi, que já flertou com a equipe serrana em 2012. Em Volta Redonda o atacante argentino Frontini, que passou por mais de 10 clubes, já está contratado. O lateral Jancarlos, revelado pelo Fluminense, também jogará pelo clube da Cidade do Aço.
Mas por todo o Brasil, os veteranos sempre encontram uma equipe para se manterem em atividade. Rodrigo Mendes, ex-Flamengo e Grêmio, disputará o Campeonato Gaúcho pelo Novo Hamburgo. Marcelo Ramos, que brilhou no Cruzeiro e Corinthians deve, finalmente, encerrar a carreira, no Madureira.
Tio Sam - Nos últimos anos o futebol dos Estados Unidos foi bastante atrativo para jogadores mais experientes. O começo desse processo aconteceu com David Beckham, que  aos 32 anos, trocou o Real Madrid pelo Los Angeles Galaxy. Pouco depois foi a vez do atacante Thierry Henry, 33, trocar o Barcelona pelo New York Red Bulls. A mais recente contratação foi o ex-vascaíno Juninho Pernambucano.
Preparação em Campos é prejudicada
O grande trunfo das equipes de menor investimento no Campeonato Estadual do Rio sempre foi a preparação. Ocupadas com o Campeonato Brasileiro, Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense, demoravam a montar as suas equipes. Com a pré-temporada dos grandes mais curta, as equipes pequenas se beneficiavam desse período para surpreender durante a competição.
O Americano se valeu dessa máxima durante muitos anos e conquistou algumas vitórias e até alguns títulos. Hoje, na Série B, deve começar mais tarde os preparativos para a competição, mas mesmo se estivesse na Série A, teria a sua preparação prejudicada por conta da concorrência com os clubes de maior investimento. “O mercado mudou bastante e sofremos a concorrência de clubes grandes, clubes de empresários, clubes do exterior que levam os garotos até antes de se profissionalizarem, dessa forma fica mesmo difícil. São poucos recursos e muito empresários”, declarou Cesar Gama.
A maioria das equipes de maior investimento se reapresenta no início de janeiro. As de Campos porém, ainda estão em compasso de espera. Só o Goytacaz, adiantou os seus trabalhos visando a competição estadual, mas já deu férias aos seus jgadores depois da derrota no tapetão. A desculpa para a espera está de novo no investimento e na falta de patrocinadores.
Além dos times de Campos, Quissamã, São João da Barra e Macaé não apresentaram suas equipes. As recentes mudanças nas prefeituras dessas cidades e a falta de patrocinadores de peso deixam as equipes atrasadas na preparação. Os times da cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e da Região dos Lagos já apresentam seus reforços, alguns conhecidos e voltam para tentar a sorte em equipes de menor investimento, mas se mantém na mídia disputando um Campeonato que tem como maior investidor, uma rede de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário