quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Aula de Química sobre a Teoria Cinética dos Gases Transformações gasosas Isotérmicas: a temperatura do sistema permanece constante. Isobáricas: a pressão é mantida constante. Isovolumétricas (isométricas ou isocóricas): o volume permanece constante. Transformação isotérmica Lei de Boyle: a pressão exercida por um gás ideal é inversamente proporcional ao seu volume. p  V = constante Considerando o estado inicial A e final B de um gás ideal sofrendo uma transformação isotérmica, temos: pA  VA = pB  VB Transformação isobárica Lei de Charles e Gay-Lussac: o volume ocupado por um gás é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta (em kelvins). V = k  T (k = constante) Considerando o estado inicial A e final B de um gás ideal sofrendo uma transformação isobárica. Transformação isovolumétrica Lei de Charles para transformações a volume constante: a pressão do gás é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta (em kelvins): p = k  T (k = constante) Considerando o estado inicial A e final B de um gás ideal sofrendo uma transformação isobárica. Alteração simultânea das três variáveis de estado de um gás Número de Avogadro: 6,023  1023 Mol: 1 mol contém 6,023  1023 partículas (átomos, moléculas, elétrons etc.) Massa molar (M): a massa de 1 mol de moléculas, medida em gramas. Número de mols (n): n= m/M Equação de Clapeyron As variáveis de estado pressão (p), volume (V ) e temperatura (T ) de uma massa de gás ideal contendo n mols de gás estão relacionadas pela equação de estado dos gases perfeitos (ou ideais): p  V = n  R  T Exercício para resolver. 01. O pneu de um automóvel foi regulado de forma a manter uma pressão interna de 21 libras-força por polegada quadrada (lb/pol²), a uma temperatura de 14°C. Durante o movimento do automóvel, no entanto, a temperatura do pneu elevou-se a 55°C. Determine a pressão interna correspondente, em lb/pol², desprezando a variação do volume do pneu. 02. O gás de um dos pneus de um jato comercial em voo encontra-se à temperatura de -33°C. Na pista, imediatamente após o pouso, a temperatura do gás encontra-se a +87°C. a) Transforme esses dois valores de temperatura para a escala absoluta. b) Supondo que se trate de um gás ideal e que o volume do pneu não varia, calcule a razão entre as pressões inicial e final desse processo.

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